Como nossas emoções estão relacionadas à saúde intestinal?

Você sabia que o aparelho digestivo é o que mais sofre interferência das emoções?

Não é à toa que quando nos sentimos tristes ou ansiosos, temos diarreia ou constipação.

Mas você sabe por que isso acontece?

Ocorre porque o intestino humano conta com mais de 500 milhões de neurônios, que se comunicam diretamente com o cérebro.

É justamente por isso que acontece aquele friozinho na barriga ou vontade de evacuar logo depois de uma emoção forte. Quem lida com o estresse, a depressão e a ansiedade, por exemplo, pode acabar desenvolvendo uma série de problemas intestinais que, se não tratados, podem agravar essas condições, porque a relação entre o cérebro e o intestino é uma via de mão dupla.A diarreia e a constipação, por exemplo, podem levar ao desequilíbrio da flora intestinal, o que prejudica a produção da serotonina.

Esse neurotransmissor é responsável por regular nosso humor, sono, apetite e, inclusive, os movimentos peristálticos do intestino.

Como aproximadamente 90% da serotonina é produzida no abdômen, o mau funcionamento do intestino pode prejudicar os níveis desse importante neurotransmissor e causar fadiga, tristeza e ainda mais desconforto intestinal.Tudo isso significa que a saúde mental impacta fortemente a saúde intestinal e vice-versa.Por esse motivo, lembre-se de tirar um tempo para ouvir a si mesmo e perceber, com calma, como está sua saúde emocional. Seu corpo, como um todo, agradece esse gesto de cuidado!