Pesquisa comentada pelas coloproctologistas Ornella Cassol e Gilmara Pandolfo

Foram divulgados os resultados de uma pesquisa, comentado pelas médicas coloproctologistas, Dra. Ornella Cassol e Dra. Gilmara Pandolfo.

No estudo, as médicas puderam estimar a taxa de sucesso do uso do medicamento HUMIRA® (adalimumabe) em pacientes com doença de Crohn complicada por abscesso intra-abdominal, depois da resolução completa de sepse e abcesso.

Na pesquisa Dra. Ornella e Dra. Gilmara avaliaram um grupo expressivo de pacientes com um perfil grave: fenótipo fistulizante, homens jovens, com menos de 40 anos de idade, a metade deles sendo fumantes assíduos e expostos previamente ao tratamento de tiopurinas.

O estudo comentado foi publicada pela AbbVie, renomada biofarmacêutica global com foco em pesquisa,  que divulgou os resultados do material.

 

Sobre as médicas

Gilmara Pandolfo é coloproctologista do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre; Mestre e Doutora em Clínica Cirúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Membro da European Crohn’s and Colitis Organisation (ECCO); Membro Titular do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e Coordenadora do Estado do Rio Grande do Sul do GEDIIB.

Ornella Cassol é coloproctologista do Hospital de Clínicas de Passo Fundo; Doutoranda em Clínica Cirúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestre em Promoção da Saúde; Preceptora do Programa de Cirurgia Geral da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Professora de Coloproctologia da IMED; Membro Titular do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e Coordenadora do Estado do Rio Grande do Sul do GEDIIB.

 

Para acessar a pesquisa CLIQUE AQUI.