Neuromodulação Sacral: Terapia para o tratamento das disfunções do assoalho pélvico

A Neuromodulação sacral envolve o estímulo do nervo sacral, através do uso de um dispositivo implantado cirurgicamente que estimula o nervo sacral com leves impulsos elétricos. O nervo sacral controla o intestino e os músculos relacionados ao períneo. Para ajudar a descobrir se a estimulação do nervo sacral irá funcionar o paciente pode passar por uma avaliação teste Chamado de Fase 1 ou Fase de Teste -  permite que você e seu médico experimentem a estimulação do nervo sacral. A avaliação experimental envolve a colocação de um eletrodo (como um fio fino) em suas costas de forma provisória. O eletrodo é ligado a um pequeno estimulador, que pode ser usado preso a um cinto e enviará leves impulsos elétricos pelo eletrodo até um dos nervos sacrais e esses pulsos podem fazer com que seu intestino funcione corretamente. Durante a avaliação, que normalmente dura de 7 a 14 dias, você pode continuar a fazer muitas das suas atividades diárias, com cuidado. Passado o período de avaliação, e apresentando resposta positivas é realizado a implantação do dispositivo definitivo.

Indicações

A estimulação do nervo sacral é usada no tratamento dos sintomas da incontinência fecal - incluindo a liberação involuntária de gases, fezes líquidas ou sólidas, quando não ocorreu resposta a tratamentos convencionais, como medidas dietéticas, fisioterápicas ou cirúrgicas, dependendo do caso.

Problemas de controle intestinal podem impedir o controle de quando e com que frequência se vá ao banheiro. Pode ocasionar vazamentos inesperados, pequenos ou grandes, ter dificuldade em esvaziar o seu intestino ou sentir que você é incapaz de esvaziar completamente o seu intestino. Algumas pessoas passam por uma combinação destes sintomas, com incontinência fecal associada a perda urinárias. O método quando indicado por profissionais especialistas nas áreas, pode ser utilizado para além da incontinência fecal, como incontinência urinária, dor pélvica crônica, constipação, bexiga hiperativa.

 

Benefícios para os pacientes

A estimulação do nervo sacral pode ajudá-lo a retomar as atividades normais e a evitar experiências frustrantes associadas à incontinência fecal. Através do implante o paciente apresenta melhora da sensibilidade e da continência, melhorando sua qualidade de vida e bem estar. Os resultados em longo prazo são bastante promissores, apresentando bons resultados.

 

Equipe Hospital de Clínicas de Passo Fundo

Fisioterapeuta Caroline Guariente

Coloproctologista Ornella Cassol

Urologista Nicolas Leal