Doença de Crohn: Tratamentos ajudam a amenizar os sintomas

Os sintomas podem variar de leve à grave, mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e intestino grosso, mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite e de peso. Os sintomas podem variar de leve à grave, mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva. A doença de Crohn é crônica. Não existem causas definidas. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e ajudam a controlar os sintomas.  Como a doença de Crohn se comporta como a colite ulcerativa, sendo até é difícil diferenciar uma da outra, as duas doenças são consideradas doenças inflamatórias intestinais (DII).

 

Tratamento, Diagnóstico e Controle da Doença de Crohn

A colonoscopia com biópsia e avaliação do íleo terminal é o melhor recurso para o diagnóstico da doença. O exame histopatológico do material colhido na biópsia pode confirmar a suspeita. A tomografia computadorizada do abdome pode ser útil na identificação de fístulas entre alças intestinais e outras alterações. Outros exames como radiografias do abdome, exame contrastado do intestino delgado podem ajudar. Os exames laboratoriais também são importantes no diagnóstico e controle da doença. O avanço da doença pode variar de acordo com as manifestações intestinais e/ou extraintestinais. É comum a desnutrição em adultos e crianças, podendo provocar atraso no crescimento quando a doença surge na infância.

Recentemente, em Fortaleza no Ceará, foi possível debater para profissionais de todo o país durante a XVIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, em Mesa Redonda sobre cirurgia, o tema 'Tratamento da Doença de Crohn Luminal: Quando e Como?', que destacou as formas de tratamentos. Aproveito o espaço para agradecer ao Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (Gediib) pela oportunidade de levar considerações sobre assunto. A atividade contou também com as palestras e considerações dos colegas Dra. Gilmara Pandolfo e Dr. Rogério Parra.

 

Ornella Cassol – Médica Coloproctologista

CRM 35637

Membro do corpo Clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e Hospital Cristo

Redentor de Marau | Membro do Grupo Cirúrgico do Pólus Centro Clínico | Professora

do curso de Medicina da IMED

Facebook: Coloproctologista Ornella Cassol

Instagram: @coloproctologistaornellacassol

Site: ornellacassol.com.br

.