É possível ter uma vida normal com uma colostomia?

As colostomias e ileostomias são utilizadas para oferecer beneficio aos pacientes. É indicada para preservar a vida. . A realização de uma colostomia ou ileostomia consiste na exteriorização do intestino através da parede abdominal, podendo ser posicionada no lado direito ou esquerdo, de acordo com cada caso.

Para alguns pacientes a indicação de uma colostomia ou ileostomia pode ser temporária ou permanente, o que pode levar a alguns novos ajustes no estilo de vida e também tempo para se acostumar com essa nova fase.

Ao longo da vida, as pessoas podem adquirir doenças benignas ou malignas, além dos acidentes e traumas que podem resultar em tratamentos cirúrgicos e a necessidade da perda de órgãos e das suas funções. A indicação da realização de colostomias e ileostomias ocorre quando há a impossibilidade de preservar o trânsito intestinal em sua via normal até o reto e canal anal ou pela perda definitiva da porção final do trato digestivo.

Segundo o Portal da Coloproctogia, um paciente necessita realizar uma colostomia ou ileostomia, deve ser devidamente orientado para que possa adaptar-se a conviver com essa nova situação.  É necessário esvaziar a bolsa de colostomia, quando necessário, e, além disso, manter a vida do paciente, oferecendo-lhe apoio, compreensão e amor para que ele possa manter sua rotina normalmente no ambiente familiar e profissional e, se ainda jovem, que continue em busca da construção dos seus sonhos de vida. São milhares as pessoas com colostomias e ileostomia no mundo todo.  Vivem em busca de seus objetivos de vida. A perda de um órgão, como o reto, canal anal ou qualquer outra parte do corpo não pode se transformar em motivo para condenar um ser humano com comentários desagradáveis.