Coloproctologia e suas definições

O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.  Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral. A Coloproctologia é a especialidade exercida pelo coloproctologista. É a parte da gastroenterologia direcionada aos estudos das doenças do intestino grosso e delgado, do reto e ânus. Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso e Delgado.

O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas, fissuras anais, abscessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestine grosso, do intestino delgado e do reto, doença diverticular do intestino, doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, tais como retocolite ulcerativa inespecífica e Doença de Crohn e doença pilonidal.

Além disso, é o médico mais indicado para fazer as orientações sobre constipação intestinal, sexo anal, distúrbios na evacuação, prevenção do câncer de intestino e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis assim como oferecer as melhores indicações de prevenção e tratamentos nos assuntos referidos.

O coloproctologista faz o exame de toque retal para examinar o reto e o urologista utiliza esse exame para diagnosticar doenças da próstata. Esse exame é o principal motivo de confusão. Por isso alguns pacientes com hemorroida procuram o urologista e alguns pacientes com doenças da próstata procuram o coloproctologista.

Sabemos como questões relacionadas à região anorretal podem ser constrangedores para a maioria das pessoas. Nossa missão é tranquilizar o paciente e criar um ambiente acolhedor, onde todos os temas podem ser tratados sem tabu.   

Através da consulta o médico pode entender melhor os seus sintomas. Além de indagar o motivo da consulta também é importante o conhecimento de doenças atuais ou passadas, hábitos alimentares, medicamentos em uso, alergias, cirurgias prévias e, em mulheres, o histórico gestacional. A história familiar de doenças coloproctológicas é muito relevante e pode alterar a necessidade de realização de exames adicionais.

A avaliação inclui o exame físico. Procedida a anamnese (história clínica) e o exame físico, é definida a necessidade de exames adicionais e plano de tratamento. Entre em contato conosco para saber mais e agendar uma consulta.